Fotos José Wilker

Fotos José Wilker

José Wilker morreu, aos 66 anos, na manhã deste sábado (5) no Rio, após sofrer um infarto. O ator e diretor José Wilker ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como “Roque Santeiro”, e “Senhora do destino”. No cinema, fez filmes como “Bye Bye, Brasil” e “Dona Flor e seus dois maridos”.
A sua última participação em novelas foi em 2013, em “Amor à vida”, de Walcyr Carrasco, no papel do médico Herbert.

Pra quem não sabe José Wilker de Almeida nasceu em Juazeiro do Norte no dia 20 de agosto de 1947 e se mudou com a família, ainda criança, para o Recife. A mãe, Raimunda, era dona de casa, e o pai, Severino, caixeiro viajante. Wilker interpretou o primeiro protagonista em 1975: foi Mundinho Falcão em “Gabriela”, adaptação de Walter George Durst do romance de Jorge Amado, um marco na história da teledramaturgia brasileira.

Wilker também se destacou em minisséries como “Anos Rebeldes” (1992), de Gilberto Braga; “Agosto” (1993), adaptada da obra de Rubem Fonseca; e “A Muralha” (2000), escrita por Maria Adelaide Amaral e João Emanuel Carneiro. Em 2006, interpretou o presidente Juscelino Kubitschek na minissérie “JK”, de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira.
O artista ainda escreveu textos para revistas e jornais e comentou a cerimônia do Oscar durante vários anos.

Confiram fotos de José Wilker para relembrar e matar a saudade:

fotos-jose-wilker-1 fotos-jose-wilker-2 fotos-jose-wilker-3 fotos-jose-wilker-4 fotos-jose-wilker-5 fotos-jose-wilker-7 fotos-jose-wilker-8 fotos-jose-wilker-9 fotos-jose-wilker-10 fotos-jose-wilker-11 fotos-jose-wilker-12 fotos-jose-wilker-13